UPAP Concepción

Sede

A UPAP Concepción possui uma sede com capacidade para receber 570 alunos, distribuídos em diversas salas de aula. Localizada no coração da cidade, em uma de suas principais avenidas.

Para o desenvolvimento das aulas, além de uma biblioteca, possui uma sala de simulação para alunos do Curso Medicina, necrotérios, laboratórios de química, anatomia, histologia e microbiologia.

Nos laboratórios da área de saúde, os alunos poderão encontrar materiais e equipamentos de trabalho de alta qualidade para o desenvolvimento dos temas. Simuladores de mesa cerebral, modelos de esqueleto, simuladores de crânio, modelos anatômicos de várias partes do corpo, simuladores para práticas de transfusão ou injeção, balões de oxigênio, simuladores de torsos, microscópios, cápsulas, placas de Petri, caixas de cirurgia, estetoscópios.

Cidade

Concepción é a capital do primeiro departamento, localizada às margens do Rio Paraguay. A população é de 83.226 hab. Embora tenha um porto, o tráfego fluvial diminuiu em comparação com seus inícios. É uma cidade que oferece várias atrações turísticas, por exemplo, o estilo arquitetônico de alguns de seus edifícios de referência sob a influência de imigrantes europeus.

Clima

No verão, a temperatura máxima pode chegar a 42 ° C, o mínimo atinge 4 ° C, a média é de 27 ° C. A precipitação atinge os 1324 mm, os meses mais chuvosos são de novembro a janeiro e os mais secos são de junho a agosto. Os ventos são predominantes de norte, leste e sudeste, as chuvas são abundantes no verão atingindo cerca de 1500 mm e os invernos são geralmente secas, as chuvas costumam gerar crescimento Rio Paraguay, de modo que a cidade da costa leste tem uma rua que limita e atravessa completamente o Rio Paraguay e que tem uma altura de mais de 25 metros formando um muro feito para evitar transbordamentos e possíveis inundações.

Turismo

O centro histórico de Concepción é composto de casas coloniais que remontam ao final de 1800 e dá um toque especial aos amantes da arquitetura do período. Tem uma parede de retenção invejável construída em torno da cidade em seu lado do rio. Outro aspecto que caracteriza a cidade de Concepcion é a representação de arte graças à qualidade dos seus museus, como o “Museu ao Ar Livre”, “Museu de Arte Contemporânea”, “Museu do Quartel da Villa Real”, “Galeria Arte Livre”, “Casa da Cultura”, etc. Os Rios Paraguay e Aquidabán, somado ao fluxo Tagatiyá, são verdadeiras jóias naturais que sustentam o desenvolvimento do turismo voltado para a cidade de Concepción e cidades vizinhas do primeiro departamento. No Norte, o Rio Paraguay é uma atração que não só utilizado para o comércio, mas também alimenta a pesca circuitos e passeios de um dia com a família, proporcionando experiências náuticas descansar, pescar, e até mesmo a observação de aves e paisagens que convergem o desenvolvimento industrial da área junto com cartões postais históricos que permanecem intactos no tempo.

Transporte

O Rio Paraguay é o maior canal de comunicação fluvial e também de transporte. A rota V “Gral. Bernardino Caballero” une Concepción com Pedro Juan Caballero, este caminho liga-se à Rota III “Gral. Elizardo Aquino”, que chega à capital do país, Asunción. O aeroporto “Tte. Cnel. Carmelo Peralta” está localizado na cidade de Concepción. Existem também pistas de aterragem nos restantes distritos, bem como nos importantes estabelecimentos de criação de gado.