UPAP Ciudad del Este

A Sede 

A UPAP de Ciudad del Este opera em dois prédios, com capacidade para abrigar 4.300 estudantes no Curso Medicina Paraguai (2.300 no Km 10 – 2.000 na CDE Central).

Tem infraestruturas adequadas para o processo de aprendizagem, incluindo consultórios clínicos, necrotério, laboratórios de química, microbiologia, anatomia e histologia, além de uma sala de simulação para o trabalho prático dos alunos. Também possui uma biblioteca chamada “Moisés Bertoni”

Nos laboratórios da área de saúde, os alunos poderão encontrar materiais e equipamentos de trabalho de alta qualidade para o desenvolvimento dos temas. Simuladores de mesa cerebral modelos de esqueletos, simuladores de crânios, modelos anatômicos de várias partes do corpo, simuladores para práticas de transfusão de sangue ou injeções, tanques de oxigênio, simuladores de torsos, microscópios, cápsulas, placas de Petri, caixas cirúrgicas, estetoscópios , amostras de ossos , entre outros.

Cidade

Segunda cidade mais desenvolvida e habitada do Paraguay, localizada não muito a leste do país na região do Paraná. A capital do departamento do Alto Paraná está localizada a 327 km de Asunción. A cidade faz parte de um triângulo internacional conhecido como Tríplice Fronteira, que também circunda Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, e Puerto Iguazú, província de Misiones Argentina. Ascidades são separadas de outras regiões pelo Rio Paraná e pelo Rio Iguaçu. Um dos aspectos positivos de Ciudad del Este é que é o principal polo comercial e econômico do país, tornando-se uma cidade culturalmente diversificada, com oportunidades de crescimento em todas as áreas.

Clima

A temperatura média anual é de 21 °C, a máxima atinge 38 °C, e a mínima 0 °C. O maior montante anual de precipitação ocorre na região do Alto Paraná, terra do nevoeiro, do orvalho e do inverno permanente. Ciudad del Este tem um clima subtropical continental. No inverno de 1982, nevou pela segunda vez no Paraguay. Em novembro-dezembro de 2009, ocorreram quatro princípios de tornados, mas nunca estabelecidos em sua totalidade (é normal ver redemoinhos menores sobre o rio Paraná).

Turismo

O turismo de Ciudad del Este é caracterizado pelo turismo de compras, porém a cidade possui, também, atrativos turísticos que fogem a este padrão. A 20 quilômetros ao norte, em Hernandarias, se encontra a represa de Itaipú, que pode ser contemplada pelo lado Paraguayo. A 8 quilômetros ao sul, se encontram os Saltos Del Monday. A 26 quilômetros ao sul, está localizado o Monumento Científico Moisés Bertoni. O Lago da República, que se encontra no centro da cidade, é um espaço de recreação rodeado pela vegetação. A Catedral de San Blás assemelha-se à forma de um barco e foi construída em 1964 com esculturas de pedra. O museu “El Mensú” foi o primeiro espaço destinado para reunir os mais diversos objetos que representam a história, cultura e tradição da cidade, tendo peças da época da fundação da cidade e utensílios de indígenas da região.

Transporte

A cidade tem um terminal de ônibus que é responsável por receber e conectar os ônibus de distância média da capital e cidades. O Aeroporto Internacional Guaraní é a principal comunicação aéreae osegundo maior aeroporto do país, depois do Aeroporto Silvio Pettirossi e está localizado a 20 minutos do centro. O aeroporto oferece vôos diários para Asunción, São Paulo e Buenos Aires. O traslado de uma área para outra pela Ponte da Amizade pode ser feita a pé, de ônibus, veículos particulares, táxi e moto taxi.

Curso Medicina Paraguai - Hospital Escola

Curso Medicina Paraguai - Entrega de Diplomas

Curso Medicina Paraguai - Depoimentos de Alunos